top of page
  • Foto do escritorSophie V. Bülow Asmussen

Mata Atlântica e o Cambuci

Atualizado: 20 de abr. de 2020

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que, no Brasil, abrange a costa leste, sudeste e sul. É um grande centro de endemismo e suas formações vegetais são extremamente heterogêneas, indo desde campos abertos em regiões montanhosas até florestas chuvosas perenes nas terras baixas do litoral. A fauna abriga diversas espécies, e muitas são carismáticas, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada. No Brasil, restam cerca de 15,3% da cobertura original (a maior parte na Serra do Mar).


No Estado de São Paulo, o Corredor Ecológico da Serra do Mar, ligando os principais fragmentos remanescentes de floresta na região da Serra do Mar e da Serra dos Órgãos é de suma importância na conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.


É uma ecorregião com os maiores trechos contínuos de Mata Atlântica, além de conter uma série de unidades de conservação bem consolidadas, abrangendo mais de 350 km². Nestas unidades, pequenas propriedades de agricultura familiar sobrevivem, em harmonia com o bioma, cuidando dos frutos e outros produtos da Mata Atlântica de forma sustentável, contribuindo de forma determinante para a regeneração e conservação da mata.


No Município de Natividade da Serra (no alto da Serra do Mar), particularmente, produtores familiares produzem as frutas cambuci, grumixama e uvaia, entre outras, além de ervas, especiarias e raízes com alto valor nutricional e características benéficas à saúde. O cambuci (campomanesia phaea) tem tamanho médio, é cheiroso e lembra o limão no seu gosto ardido. É rico em agentes antioxidantes e adstringentes. Seu conteúdo em vitamina C o faz um dos frutos mais ricos da nossa flora nativa. É reconhecido seu conteúdo em betacaroteno e também em magnésio, sódio, potássio, fósforo e cálcio e fibras.


A AgroAsmussen apóia, incentiva esses produtores familiares, distribuindo os frutos in natura (congelados) e processados sob a forma de geléias, chutney, antepasto, xarope, caramelo, entre muitas outras. É uma atividade intensamente sócio-ambiental. Alem disso, os produtos tem sabor e consistência quintessencial!


Adquirindo os produtos da AgroAsmussen, você contribui para a regeneração e conservação da Mata Atlântica, além ajudar com o bem estar das famílias, incrementando significativamente suas rendas e ajudando-os a viabilizar sua permanência em suas propriedades.


Parabéns pela sua compra! A Mata Atlântica e os produtores familiares associados à AgroAsmussen agradecem!


179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page